13/01/2026
08:28
As regras da prova de vida do INSS em 2026 permanecem as mesmas adotadas desde 2023. Atualmente, a responsabilidade pela comprovação de que o beneficiário está vivo é do próprio INSS, que realiza o procedimento por meio do cruzamento de dados oficiais, como movimentações bancárias, registros em cartórios e bases governamentais. Assim, aposentados e pensionistas não precisam comparecer presencialmente de forma automática.
Apesar disso, a convocação ainda pode ocorrer em situações específicas. Caso o INSS não consiga identificar movimentações suficientes para confirmar a condição do segurado, ele poderá ser chamado para realizar a prova de vida. Essa verificação pode ser acompanhada pelo aplicativo Meu INSS, pela Central 135, em agências do Instituto ou nos bancos onde o benefício é pago.
Se houver convocação, o segurado será avisado por canais oficiais, como o aplicativo Meu INSS, carta ou banco pagador. A prova de vida poderá ser feita em bancos conveniados, nas agências do INSS ou de forma digital pelo aplicativo, desde que o acesso seja com selo ouro. O prazo para regularização é amplo, e o benefício só é suspenso após esgotadas as tentativas de comprovação.
Fonte: Jornal Contábil
#INSS #ProvaDeVida #Aposentadoria #DireitosPrevidenciários